A burrice da oposição brasileira

Posted: May 22, 2013 in Política, Sociedade
Tags: , , ,

Capa falsa da Veja

Capa falsa da Veja

Cada vez mais fui percebendo um fenômeno interessantíssimo que vem acontecendo comigo, e tem se tornado cada vez mais claro para mim: Eu sou capaz de criticar o atual governo federal do Brasil, liderado pelo PT. Porém, me pego já há anos, 99% das vezes defendendo este mesmo governo, seja nas mesas de bares, seja nas rodas com minha família, seja nas redes sociais e por e-mail.
Recentemente tenho me questionado mais intensamente qual o porquê disso. Penso que tenha chegado a uma conclusão, a qual me espanta pelo fato de eu ter demorado tanto tempo para percebê-la, pois afinal, é muito simples e óbvia: A oposição brasileira é burra!

Vamos falar a verdade. A grande maioria das críticas aos governos PeTistas, vêm através de montagens de fotos mentirosas, ou através de e-mails sensacionalistas, ou farsas, boatos, HAOX. O mesmo ocorre nas conversas ao vivo, nas rodas de amigos, onde as críticas levantadas são quase sempre essas críticas sem pé nem cabeça, que partem de uma mentira inventada por alguém entendiado no sofá de sua casa e que resolve então criar uma mentira, com uma foto polêmica de Lula, e publicar no facebook, ganhando em questão de horas, milhares de “curtir” e “compartilhar”.
Não é brincadeira isso, e não é opinião, são mentiras cabeludas e sem qualquer lógica. Vou somente dar um exemplo aqui, que ilustra bem isso, mas eu seria capaz de citar centenas de farsas que eu já rebati pelo facebook, e-mail, e nas rodas com amigos, este constante combate já me fez conquistar algumas inimizades de pessoas que preferem se manter na ignorância plena defendendo-se por orgulho, a assumir um erro grotesco e aproveitar para evoluir, aprender.
Outro dia foi criada uma capa falsa da Veja (Foto ao lado) e publicada no facebook. A criação era muito bem feita, parecia de verdade. Porém, bastava ler as chamadas da capa que já era possível perceber que se tratava de uma brincadeira. Algumas chamadas:
1) Pesquisa IBOPE mostra que Barbosa tem 65% de intenção de votos para 2014.   (Sendo que bastava olhar as pesquisas IBOPE oficiais na internet e veríamos que Dilma tinha mais de 50% de intenção, e Barbosa tinha algo em torno de 10%, caso ele, Barbosa, se candidatasse)
2) Globo é investigada por fraude milionária no pagamento de impostos.  (Ai ai ai, no dia em que a Veja colocar uma chamada acusando a Globo, eu mudo de nome. Estes dois órgãos são aliados/parceiros minha gente)
3) Pesquisa mostra que 90% dos brasileiros aprovam a saúde pública brasileira.   (Sem comentários!)
4) 18 integrantes do PT são investigados pela Interpol por desvio de 500 bilhões de Dólares. (Gente, 500 bilhões!!!!!!! Isso é 25% do PIB brasileiro. Desviar isso significa quebrar por completo o Brasil por décadas. Um desvio desses até nos EUA os quebraria).

Pois é, daí eu rastreei essa capa e cheguei na publicação original, onde o cara que a criou fala que sua intenção foi mostrar como a classe média acredita e divulga qualquer besteira, por mais absurda e caricata que ela seja. Basta que a informação confirme seus preconceitos, e infle seus egos. Se tem ou não lógica, tanto faz. A maioria da classe média sequer lê, muito menos tenta compreender.  É uma falta completa de interesse, mas uma necessidade tremenda de participar, emitir opinião. Como diz Marilena Chauí: O papel da classe média na luta das classes, é o papel ideológico.

E assim abraçamos 99% das críticas feitas ao PT. E essas críticas não se resumem somente ao PT, mas se expandem em qualquer linha que seja contrária e ameaçadora à classe média. Seja nas críticas a Cuba, ou à Hugo Chávez ou a seu sucessor Maduro. Sejam nas críticas feitas ao socialismo/comunismo. Seja nas críticas feitas a qualquer bolsa estatal com intuito de auxiliar cidadãos marginalizados e/ou excluídos. Seja criticando qualquer ação que busque trazer benefícios reais para essas classes menos privilegiadas. Seja criticando qualquer país, governo, ou grupo de pessoas que se posicionem de forma questionadora quanto ao sistema ocidental padrão (Capitalismo, EUA, consumismo, imperialismo, neo-liberalismo).
A classe média, num geral, é reacionária, hipócrita, mal informada, individualista, manipulada, e a forma que criticam segue essas mesmas linhas de adjetivos.

Este lado (chamarei de lado A), é composto por grupos que, em sua maioria, ainda não acordaram – talvez nunca acordem – para perceberem que estão vivendo num mundo ilusório, fabuloso, muiiiiiiito aquém da realidade. Esse grupo está debilitado, carente de intelectualidade, carente de informação, de conhecimento, carente de bom senso, carente de boas intenções e de solidariedade, carente de pensamento coletivo, e por isso, apela para a ideologia barata, apela para as farsas e sensacionalismos sem fundamento, e boatos para tentar desmoralizar o governo (como este recente sobre o fim da bolsa família).

Ainda é possível perceber que a maior parte dos intelectuais, os acadêmicos das áreas de humanas, e alguns gatos pingados que, apesar de não serem especialistas das áreas de humanas, nem grandes intelectuais, mas que se preocupam em desenvolver o senso crítico, estão do outro lado (chamarei de lado B). O lado B elogia e critica com sensatez. Muitos integrantes desse grupo, são pessoas de renome e admirados muitas vezes até pelo lado A.
Daí, quando reflito sobre onde me posicionar, parece-me muito óbvia a resposta: Não quero viver num mundo de fábulas. Prefiro a realidade, crítica e sensata.

Para exemplificar que, se o lado A criticasse de forma embasada, o lado B tenderia a aceitar essas críticas, em anexo segue um artigo (*) muito bom de crítica ao Lulismo e ao governo PT federal.
Em tempo: Enviei este artigo para alguns amigos do lado B e todos gostaram do mesmo. Ou seja, o lado B está aberto a moldar suas opiniões. O que falta é bons argumentos e seriedade na crítica pelo lado A.

(*)   http://www.viomundo.com.br/politica/maringoni-a-fala-ambigua-sofisticada-e-conservadora-de-lula.html

por Miguel Formador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s