A cerveja e a saúde

Posted: May 24, 2013 in Outros
Tags: , ,

Criada na antiguidade e usada no início como alimento e remédio, a cerveja é sem dúvida uma preferência nacional, principalmente entre amigos e em celebrações.

Sou um consumidor e também apreciador. Mas o que me motivou a escrever esse post foi haver recebido mais um email falando de pesquisas realizadas na Inglaterra (generalizando) sobre eventuais benefícios da cerveja.

Sem tapar o sol com a peneira, é claro que álcool em excesso faz mal, sendo cerveja, vinho ou cachaça. Mas fiz uma pesquisa rápida na internet (15 minutos) e achei diversos benefícios por mim desconhecidos sobre esse líquido nobre. Por exemplo:

1) Cerveja reduz stress – foram duas pesquisas encontradas, uma alemã divulgada no Chile – aqui e outra canadense – aqui

2) Cerveja reduz o risco de infarto (link) e é melhor que o vinho para evitar doenças cardíacas (link)

3) Reduz o risco de Alzheimer, melhorando a memória (aqui) e ainda nos deixa mais inteligentes (aqui)

4) Faz muito bem e protege os ossos, evitando e combatendo a osteoporose (link_1 e link_2)

5) Protege contra pneumonia (aqui) e, quem diria, pode ser usada no combate à diabetes (aqui)

Interessante é ver que as notícias e links são de fontes “consagradas”, como: Folha, Veja, Galileu, Super Interessante, BBC, etc.

Mas não se iludam, muitas dessas pesquisas são encomendadas pela indústria de bebidas e tendem a mostrar resultados omitindo alguns pontos negativos. Por exemplo: o consumo indicado está entre meio a um litro por dia, varia com o peso e o sexo (mulheres devem beber menos), dentre outros fatores. Nunca se deve ingerir álcool com medicamentos e tampouco dirigir após o consumo.

Uma notícia publicada num portal de saúde, aqui, mostra pontualmente as características da bebida e seus benefícios advindos.

Saúde!

por Celsão Irônico

Comments
  1. Ju says:

    Muito tendencioso um post sofre efeitos benéficos da cerveja em epoca de “ano da Alemanha no Brasil” e de “final alemã na Liga dos Campeões”. Ju

    Like

  2. hahahahaha tendencioso mesmo celsão, Algum Keller encomendou esse post foi?? kkkkkkkkkkk

    Like

  3. Patricia Brito says:

    Interessante! Eu já ouvi ( sempre de gente que gosta de cerveja) que usou a bebida como tratamento para algumas enfermidades e se deu bem, de quem não gosta que cerveja X ajuda a “dar” mais leite em mulheres em fase de amamentação e etc..
    Eu gosto e aprecio. O perigoso da bebida (das bebidas alcoolicas em geral) é a falta de consciência quanto ao seu consumo e também no quanto a propaganda interfere nele.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s