Eu queria estar lá

Posted: June 17, 2013 in Comportamento, Sociedade
Tags: , , ,

protesto-mpl-sp-2Não sei o que foi.

Se foram os inúmeros vídeos “caseiros” mostrando os gritos de “vem pra rua”, se foi perceber a verdadeira participação apartidária e crítica de muitos, se foi a persistência do povo que, mesmo após serem rechaçados pela polícia, remarcaram os protestos para os dias posteriores, se foi a negação inicial da imprensa quanto à manifestação em si, chamando-a de vandalismo… Só sei que estou gostando dessa “nova onda” de protestos no Brasil.

Pra quem viveu os “caras pintadas” durante o processo de impeachment do presidente Fernando Collor e sabe que a maioria daqueles jovens ia pra Paulista pra cabular aula e paquerar, esses protestos são inéditos e empolgantes. Parece realmente que “tiramos a bunda do sofá”, ou “saímos do Facebook”, como dizem as faixas carregadas pelos manifestantes.

Até a mídia, que inicialmente chamava de baderneiros e vândalos, sentiu na pele o abuso por parte da polícia, presenciou os pedidos de não-violência e o caráter pacífico por parte da organização e teve de “dar o braço a torcer”, assumindo parte dos erros cometidos. Obviamente, alguns meios focam nas pixações e depredações, minimizando a legitimidade da maioria. Mas oras, é impossível que, dentre dez mil pessoas, não haja arruaceiros.

E não é somente pelos vinte centavos… Como já aventado por muitos, foi uma gota d’água que transbordou o cheio copo dos problemas sociais e políticos de São Paulo e do Brasil. Qualidade do transporte, violência nas cidades, abuso de gastos com a(s) Copa(s) são assuntos que revoltaram e incitaram a “galera” a se manifestar.

Avanços serão observados no decorrer da semana. O governo já agendou uma conversa com os manifestantes, a polícia militar divulgou que mudará a atitude e não mais prenderá pessoas portando vinagre, por exemplo. E haverá mais manifestações, com câmeras digitais ligadas e atentas, para que diversas versões possam ser divulgadas e avaliadas.

Quem sabe não vejo ainda realizado o meu sonho anarquista mais delirante. A invasão da Rede Globo em pleno Jornal Nacional.

 

por Celso revoltado

P.S.: pra quem acha ainda que os protestos são puramente vandalismo, vejam os vídeos e depoimentos desse link, coletados por um blogueiro.

figura retirada daqui

Comments
  1. Ri demais com esse sonho anarquista celsão kkkkkkkkkkkkkkkk

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s