Transparência na Política Brasileira – um início

Posted: July 24, 2013 in Política
Tags: , , ,

transparenciaEnquanto a reforma política não vem (e torço para que venha logo), a FAB deu um passo importante e passou a divulgar a utilização dos aviões oficiais por políticos, ministros e chefes de Estado. Na informação, disponível para consulta a partir de 12 de Julho, há o trajeto, horário de pouso e decolagem e número de passageiros, além do solicitante.

Obviamente houve pressão da opinião pública depois que abusos foram descobertos, como o de Renan Calheiros (é… ele mesmo!) que foi a um casamento em Porto Seguro e do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, que levou parentes de Natal para o Rio de Janeiro aliando uma visita oficial a Eduardo Paes com a final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha.

A informação está lá, organizada inclusive por dia. (link aqui). Difícil de acreditar mesmo é a notícia que Renan, Henrique Alves e de que o ministro da Previdência Garibaldi Alves devolverão aos cofres públicos os valores tomados indevidamente, cuja soma passaria de R$50 mil.

A iniciativa da FAB faz parte da chamada Lei do Acesso a Informação, sancionada no ano passado. A lei estabelece como princípio o direito dos cidadãos a qualquer informação do poder executivo federal. Outro portal interessante é o Portal da Transparência, onde é possível consultar verbas repassadas por programa, por entidade, por contribuinte e por exercício.

Uma observação interessante: é possível também descobrir o salário dos servidores! (link para o salário da presidente aqui)

Ainda falta muito, uns continuarão usando helicóptero para transporte de cachorrinha, outros usarão cartão de crédito corporativo para gastos fúteis e inúteis, uma grande maioria não marcará seções por quinze dias consecutivos sem admitir que estão tirando férias e os da elite seguirão sonegando…

Pelo sim, pelo não, informação nunca é demais. O que vem desses portais, cruzado com registros de sites como o Transparência Brasil, que avalia o histórico de políticos e juízes do supremo, através do desempenho no trabalho e notícias de jornal, pode ser melhor que qualquer Ficha Limpa. Basta saber usar!

É utópico e romântico da minha parte, concordo. Mas é um início!

por Celsão correto.

P.S.: os estados também têm o seu “portal de transparência” – o link mais rápido e direto é o http://www.transparencia.xx.gov.br/, onde o “xx” pode ser trocado por “sp“, “mg“, “rj”, “ap“, “to“, etc.

figura retirada daqui

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s