Uma breve introdução sobre cultura

Posted: July 30, 2013 in Sociedade
Tags: , ,

Cultura

Cultura

A palavra “cultura” possui ampla abrangência. Um debate mais rico sobre sua origem histórica, possíveis significados linguísticos, sociológicos e antropológicos, pode levar horas, ou pode gerar temas de mestrado e doutorado, como já gerou diversas vezes.
Portanto, pretendo aqui, de forma lacônica, definir essa palavra em somente um dos sentidos onde ela pode ser aplicada. No caso, refiro-me ao conjunto de atividades e manifestações, principalmente as artísticas, da sociedade. Como exemplo temos a música, dança, cinema, pintura, teatro, poesia, arquitetura e por aí vai.

Neste sentido, a cultura pode ser dividida em diversos subconjuntos, e aqui apresento três deles:

Alta cultura ou Cultura Erudita, que a grosso modo, é a arte com alta carga intelectual agregada, com conhecimento científico e muita qualidade técnica. Vai desde peças de teatro, música clássica, até a arquitetura do interior de uma catedral da Renascença. É uma cultura que normalmente visa a elite e a classe média alta, não somente pelos valores financeiros normalmente elevados para lhe acessar, mas também pela frequente necessidade de carga acadêmica, de informação, de conhecimento científico, para a compreensão da mesma.

Cultura popular, que seria o conjunto de manifestações mais simples e espontâneas de uma sociedade ou comunidade. Aqui não está presente necessariamente um alto teor intelectual, mas sim um reflexo dos sentimentos do cidadão e de suas observações e interpretações sobre os eventos do dia a dia. Está presente na capoeira, no samba de morro, ou nas músicas folclóricas de festa de cerveja na Alemanha.

Cultura de massa, que é aquela pensada e desenvolvida para ser vendida, com o intuito de atingir ao máximo possível de pessoas, a “massa”. Aqui está, por exemplo, o Michel Teló, filmes da sessão da tarde da Rede Globo, ou as novelas.

Claro que, nem sempre é tão fácil identificar a qual subdivisão pertence uma certa expressão cultural. Mas a grosso modo, essas subdivisões são bem eficientes.

Clicando AQUI vocês encontrarão um pouco mais de detalhes.
Para ler o nosso post sobre a Cultura na Europa/Alemanha, e um parêntese de breve comparação e crítica à cultura no Brasil, clique AQUI (Em construção. Disponível ainda esta semana).
Para acessar nosso post que critica a falta de espaço que a cultura e a arte encontram no mercado brasileiro, clique AQUI.

por Miguelito Formador

Figura retirado do Link

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s