O nosso trem-bala ou, como vem sendo chamado, TAV (trem de alta velocidade), era sonho de muitos políticos caricatos, mas começou a tomar “corpo” depois que fomos escolhidos como país-sede de dois dos principais eventos esportivos do Globo: Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas.
Havia tempo suficiente (estávamos em 2007) e os powerpoints mostravam que os investimentos eram rentáveis para a iniciativa privada, ou mesmo um modelo diferenciado PPP (parceria-público-privada), em que há isenção de impostos por um período determinado e subsídios para viabilizar o negócio.
Pois bem…
Já estamos com a Copa “às portas” e diversos atrasos contabilizados nos aeroportos, estádios e demais obras de infraestrutura, incluindo aqui uma primeira licitação do TAV em Julho de 2011. E agora o governo avalia, com certa insistência, o leilão do TAV, marcado para meados de Setembro.
Até mesmo a provável ausência do grupo espanhol Renfe, um dos interessados no TAV brasileiro, devido ao acidente ocorrido há alguns dias na Espanha já está sendo “contornada”. Nos documentos exigidos, a inexistência de acidentes com vítimas fatais nos últimos cinco anos não os desqualifica, conforme análise prévia do ministro César Borges (aqui); que argumenta que o acidente ocorreu numa malha considerada de baixa velocidade… Há um certo receio de que “sobre” no leilão apenas o grupo francês, envolvido no escândalo recente de propinas (post aqui)
Me parece que o governo busca no projeto “a vitrine” que anseia e está disposto a gastar muitas fichas nesse objetivo. O que não usaria dinheiro público no início, agora contará com a participação de BNDES e Correios, conforme noticiou o Estadão.
Não menos importante para o país, mas menos visível aos olhos, a linha férrea chamada de Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), que interligaria a cidade de Barreiras, no oeste baiano a um porto em Ilhéus, no litoral, possui menos de 20% das obras concluídas, principalmente devido à falta de trilhos, após a data prevista de sua inauguração (detalhes aqui)
Anunciada como obra do PAC em 2010, a ferrovia escoaria a produção de grãos não só da região, mas também do Centro-Oeste. A nova previsão do governo é entregar o trecho entre Ilhéus e Caetité até o final de 2014 e entre Caetité e Barreiras em 2015. Há um projeto de extensão planejado (ainda sem data de entrega) visando interligar a Fiol à Ferrovia Norte-Sul, no Tocantins. Outro exemplo das muitas obras paradas ou atrasadas do PAC e PAC 2.
Voltando ao TAV, o que mais me incomoda é a ausência de planejamento dos investimentos necessários, nem ao menos o custo total do projeto é conhecido. Estimado em R$30 bilhões não só representaria o maior investimento em infraestrutura do país, como também poderia ser usado em ambos estados em problemas mais urgentes! O presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) estima que este valor resolveria os problemas urgentes do transporte público no Rio e em São Paulo (aqui).
E vocês, o que acham do trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio?
por Celsão correto
figura: montagem
Precisar eh obvio que precisa. O problema eh soh o valor, pois conforme dito, daria pra resolver muito mais coisas urgentes.
LikeLike
em vez de fazer trem bala deviam fazer trens normais, metros e tal como em são paulo, só que no rio de janeiro..onde gringos durante a copa teriam que pegar taxi e que taxistas não sabem nem falar em ingles.além de servir a copa os metrôs seriam bons para o rio já que é uma cidade que só tem metro na zona sul onde vive a galera mais rica, isso ia diminuir o uso de onibus e até carro.
LikeLike
Eu acredito que no ambito do governo federal, um investimento não pretere o outro. Principalmente nos tipos de investimento que tem retorno financeiro direto como trem bala (diferentemente do retorno indireto, como saneamento básico). De modo bastante simplista, basta achar empresas interessadas e emprestar dinheiro a elas… isso não altera o balanço das contas do governo, possibilitando outros investimentos afins.. talvez falte pessoal pra coordenar muitos projetos ao mesmo tempo, mas dinheiro, pra esse tipo de projeto, não falta.
LikeLike
Adendo importante ao post…
https://opinioesemsintoniapirata.com/2013/08/26/parto-cesaria-trem-bala/
LikeLike