Minha visão sobre a espionagem ao Brasil

Posted: September 11, 2013 in Mídia, Política
Tags: , , , ,

wickedsunshine_unclesam_watchingyou_750x900Sei que o tema já é “antigo”, mas segue recorrente na grande mídia. E eu gostaria de expor minha revolta a respeito…

Me parece que “mexeram” com o jornalista Glenn Greenwald, do “The Guardian”, que fez as primeiras denúncias no início de Junho. (pra quem não viu, mantiveram o companheiro desse jornalista em Londres por quase nove horas “sob investigação”. Esse tempo é o limite estipulado pela lei daquele país, quando há suspeita de associação ou cooperação com terrorismo).

Pois é, parece que a rede Globo “ganhou” a confiança do senhor Greenwald e está divulgando a conta-gotas, documentos confidenciais, disponibilizados pelo ex-agente da NSA, Edward Snowden.

Oras, aí começa minha revolta…

Sou muito pouco inteligente ou esse tipo de espionagem era lógica e esperada? Dado o domínio tecnológico e preocupação em permanecer como hegemonia local e global…

Inúmeras reportagem de meios não-convencionais já haviam explorado esse tema, aqui um vídeo no youtube apresentado pelo Bob Fernandes de uma exposição de reportagens escritas por ele.

Pra mim, pensar em hotmail, google, facebook, yahoo, e mesmo os “aposentados” aol, orkut e altavista, sem crer que havia desde sempre um controle sobre o conteúdo circulante… É muita ingenuidade!

E essa estratégia de “vazar” os documentos ultra-confidenciais um a um?

Primeiro foi a divulgação “geral” das espionagens no Brasil, uma vez que nosso país é classificado como um dos países-ameaça pelo Tio Sam. Esse vazamento “revoltou” a presidente e a alta cúpula do governo, que exigiu inúmeras vezes uma explicação dos americanos. Até que o ex-secretário de Estado, Sr. John Kerry disse que espionaram sim e que foi pro nosso bem (aqui). Cá pra nós, mais típico impossível.

Depois (em reportagem exclusiva do Fantástico), veio a confirmação que a presidente, seu e-mail e ligações telefônicas, bem como o próprio Palácio do Planalto foram alvo do sistema montado pelos gringos.

Agora divulgaram uma nova reportagem exclusiva (contendo figuras e gráficos já utilizadas pelo mesmo canal e mesmo programa) contando que a Petrobrás também foi espionada, sem detalhes sobre as informações obtidas, duração ou época das “escutas”.

Ridículo!

É óbvio que, uma vez iniciado o processo de espionagem, líderes de governo, empresas nacionais e órgãos públicos seriam os primeiros alvos.

Daqui a pouco dirão que os ministérios da Fazenda e Planejamento, o Banco Central, as forças armadas, a Embraer ou as empresas do Eike Batista foram (ou ainda são) espionados. E só falta gerar mais surpresa e indignação.

E não adianta demitir o Patriota… Não creio que ele, o substituto, Luiz Alberto Figueiredo, ou qualquer que entre no posto, vá convencer os americanos de não exercerem indistintamente a invasão tecnológica com a desculpa de terem a obrigação de ser “a polícia do mundo”.

por Celsão revoltado

figura retirada daqui

Comments
  1. Caldo says:

    Acho que se eles bisbilhotaram nossos emails de FDS, aí sim o Brasil deveria invadir os EUA!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s