Em vista dos últimos acontecimentos e divulgações de gastos exorbitantes pelo chamado “rei do camarote” (post nosso AQUI) e pelos fiscais fraudadores do ISS do município de São Paulo, faço aqui uma singela comparação entre o que julgamos ser rico e a distribuição de renda no Globo.
Topei recentemente com um vídeo interessantíssimo que mostra a desigualdade da distribuição de renda no Mundo.
O autor usa fontes confiáveis (por exemplo, a ONU) para mostrar que as 300 pessoas mais ricas do mundo, tem mais dinheiro que as 3 bilhões mais pobres. Ou seja, as 300 mais ricas, possuem praticamente o mesmo tanto de dinheiro que a metade mais pobre junta!
Outra dessas constatações mostra que os 2% mais ricos do mundo, possuem mais dinheiro que o somatório dos outros 98% dos habitantes!
E nós aqui, julgando-nos bem informados, politizados e pobres! (Talvez por não acharmos absurdamente cara uma compra de supérfluos no supermercado). Ou criticando programas sociais achando que eles nos estão tirando dinheiro… Como diriam “brincando com a gíria”, o buraco é mais embaixo!
O vídeo está aqui.
Outro exercício interessante que os convido a fazer encontra-se no site Global Rich List (aqui) .
O site faz a proposta de mostrar, pelo salário anual que recebemos, onde estamos na escala global, apontando quantos indivíduos são mais pobres e mais ricos que nós.
E não para por aí, outras ótimas comparações são feitas, escancarando a condição dos pobres da Terra, mesmo tomando a realidade brasileira.
Me permiti fazer dois exercícios: no primeiro, coloquei como salário 90 mil reais anuais, assumindo-o como valor referência do programa mais médicos do governo federal; salário esse considerado absurdo e ultrajante por alguns profissionais brasileiros da medicina.
Não inseri décimo terceiro salário e tomei por bruto um salário de 10 mil reais com 25% de impostos . Pois bem…
Tais médicos estariam no seleto grupo dos 0,29% das pessoas mais ricas da Terra. Um salário equivalente a 307 anos de um trabalhador mediano em Ghana.
No segundo exercício, inseri o valor de 8840 reais; que seria equivalente a treze vezes R$680, o salário mínimo brasileiro. (não considerei descontos de imposto).
Mesmo recebendo um salário mínimo, o trabalhador brasileiro atingiu a faixa dos 21% mais ricos…
Pense e reflita. É justo reclamar como reclamamos?
Tente, depois desses exercícios, levar um pouco a sério alguns programas sociais e a vida dos outros habitantes do planeta, a vida “do próximo”!
por Celsão Correto e Miguelito Formador
P.S.: figura retirada daqui