Algumas palavras sobre Marina Silva

Posted: November 20, 2013 in Política
Tags: , , , , ,

Marina_SilvaEncontrei num desses consultórios uma revista Veja, que mostrava na capa a “importante” notícia sobre chocolates e em quadros menores o anúncio do especial de 25 anos da Constituição e o título “Eleições 2014 – A escolha de Marina”.

Como uso bastante a máxima “Conheça o teu inimigo” do livro “A Arte da Guerra”, decidi abrir a revista e ler a reportagem.

A revista mostra uma Marina emotiva (sempre aos prantos) e indecisa; talvez para desacreditá-la de uma vez como candidata. Porém, algumas coisas positivas da reportagem e do Roda Viva que vi recentemente com a ex-senadora são passíveis de análise.

Começando pelo subtítulo da matéria: “A hesitação da ex-senadora em definir a candidatura a presidente repete o conflito que marca sua carreira: manter intocáveis os seus princípios ou ceder ao pragmatismo?

Na minha opinião, a posterior (em relação a reportagem) filiação de Marina ao PSB, de Eduardo Campos, mostra uma desistência (ao menos temporária) dos princípios. Ceder, nesse caso foi desistir da brilhante campanha “quase que independente” pelo PV nas últimas eleições presidenciais. Aliar-se a um outro partido/candidato foi algo refutado pela senadora nas últimas eleições que disputou. E não foi por falta de “cantadas”, pois os quase 20 milhões de voto conquistados por Marina atraíam ambos os candidatos do segundo turno.

Essa neutralidade, que chamou a atenção de muitos brasileiros, foi por terra agora.

Daí vêm algumas frases de Marina Silva destacadas na revista, como: “Já somos partido político, sim. Se agora não temos o registro legal, temos o registro moral perante a sociedade brasileira” e “Muitos partidos se institucionalizam para depois ganhar representação social. Nós fizemos exatamente o contrário. Ganhamos representação social no país inteiro e depois buscamos a institucionalização

Aqui quero comentar que embora contra a suruba de partidos no Brasil (ver post anterior aqui), assinei eletronicamente há algum tempo um abaixo-assinado para a criação do Rede Sustentabilidade. Não sei se essa assinatura via internet contou. Sei que assinatura “no papel” não houve (ao menos de minha parte) e achei estranho a aprovação ter falhado justamente no ponto mais “fácil” do processo.

Alguns blogueiros escreveram na época que foi um plano proposital, de clamar a atenção da mídia após estar ausente das eleições de 2012, para depois unir forças ao pré-candidato Eduardo Campos. Não acredito nisso, ou melhor, não quero acreditar nisso.

Pra finalizar, uma frase estranha: “Nem direita, nem esquerda. Estamos à frente

Pra início de conversa, negar a existência da dicotomia direita-esquerda é papo da direita. Que há algum tempo foca nesse discurso para despolitizar e “emburrecer” de argumentos as campanhas, projetos e plataformas de governo.

E, cá pra nós, Marina Silva negar a clara convicção de esquerda, trazida desde a fundação do PT e das origens no Acre defendendo a floresta Amazônica é negar a si mesma! Talvez o discurso tenha mudado para atrair políticos como Heloísa Helena e Walter Feldman, que entrariam no Rede. Mas, creio que mesmo o ex-tucano aceitaria uma clara definição social e radical do partido que seria criado.

Uns podem dizer que as influências e apoios recentes de Marina, como o banco Itaú, disfarçado de “empresa responsável e sustentável” a impeçam de ser o que realmente é (ou foi).

Se por um lado, ela não fugiu de temas como corrupção, reforma política, casamento gay e black blocs durante a entrevista ao Roda Viva; por outro creio que falta nela, pra mim, algo de Plínio, Heloísa, de radicalismo (ou de PSOL) para abarcar de vez os insatisfeitos com os dois (ou três) maiores partidos que governam o país há duas décadas.

por Celsão correto

figura retirada do site oficial de Marina Silva (aqui)

link para vídeo do programa Roda Viva (aqui)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s