O Papa Francisco e o Socialismo

Posted: November 28, 2013 in Sociedade
Tags: , , ,

papario1 No começo eu tinha dúvidas sobre o Papa Francisco. Mas a cada vez que ele abre a boca, as dúvidas se transformam em certeza. Esse cara não fala o tempo todo pela igreja, ele fala por si mesmo, muitas vezes. 
Mesmo que algumas de suas mensagens tenham a intenção de atrair fiéis para sua igreja, ao menos, são palavras nobres e que visam combater o que há de mais podre no mundo (a riqueza excessiva, a elite, a manipulação, a desigualdade social, as vidas inocentes como mercadoria, a fome, os preconceitos, etc). Ou seja, neste caso, os fins valem à pena. 

Alô mundo, acorde!!! Defender o capitalismo selvagem, o livre comércio, o liberalismo exacerbado e sem qualquer tipo de controle e regulamentação é o o nosso próprio suicídio. Basta substituirmos um pouquinho de nosso egocentrismo por um pouquinho de amor ao próximo, que veremos que o caminho para nossa sobrevivência e para que haja paz e menos violência, e para que mais pessoas possam VIVER (ao invés de SOBREVIVER) durante essa jornada por aqui neste planeta, é um pensamento mais coletivo, mais social, mais solidário, menos ganancioso, menos vaidoso, menos consumista, menos arrogante, menos “ego” e mais “nós”…. Nao precisamos aplicar o Socialismo/Marxismo/Comunismo ao pé da letra. Mas precisamos caminhar em direção a sistemas político-econômicos mais sociais e mais ecológicos e tender ao socialismo ou ao socialismo-democrático, é muito mais convergente com essa ideia que tender ao liberalismo ou ao capitalismo-selvagem. 

E chega de querermos colocar as culpas e responsabilidades nas costas de outros. Chega de falar que o problema é a política, ou a corrupção. O problema somos NÓS!!!! Olhemo-nos no espelho e digamos “mea culpa”. A política, a corrupção, as cotovelados no mundo profissional, etc, é um reflexo de nós mesmos. Afinal, políticos, empresários, banqueiros, não vieram de marte, mas de dentro da sociedade. Eles, somos nós, e nós somos eles. Façamos nosso papel exemplarmente, e depois cobremos do outro que também o faca!

E para enxergar tudo isso que estou a dizer, como eu já disse, é preciso querer. Abram os olhos, queiram!!!! E encham o coração de amor. 

por Miguelito Filosófico

figura e texto-base para este post retirados daqui.

 
Comments
  1. Flavio Augusto Ramos de Souza says:

    Realmente o Papa é bem diferente do que a sociedade estava acostumada, não se importa com os costumes “Papais”, não é tão distante, me parece humilde o suficiente para conseguir espalhar o bem e o amor à todos os povos e à todas as classes…

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s