As 10 revistas mais lidas no Brasil e a rasura intelectual

Posted: December 2, 2013 in Mídia, Sociedade
Tags: , , , , , ,

veja_1808

veja_1808

A Veja é a revista mais lida do Brasil. O número de exemplares da mesma distribuídos semanalmente é maior que o somatório de exemplares da 2°(Época) + 3°(IstoÉ) + 4°(Caras)….
Este alto índice de consumo da revista Veja certamente é influenciado pelo fato de que diversos governos estaduais e municipais compram assinaturas da revista para disponibilizarem nas escolas públicas. Como exemplo, temos o governo do estado de São Paulo, onde o governador Geraldo Alckmin contratou, sem licitação, 5.200 assinaturas da revista para distribuição em escolas públicas estaduais por todo o estado, gastando R$ 669.240,00 como forma de “investimento em educação”. Esse número é suficiente para abastecer praticamente todas as escolas públicas do estado. Leia mais aqui.

Além disso, entre as 10 revistas mais lidas (clique para ver a lista completa e número de assinaturas), temos essas 7: “Tititi”, “Contigo”, “Ana Maria”, “Minha novela”, “Caras”, “Viva Mais”, “Malu”. Essas revistas falam basicamente de Novela, moda, fofocas, celebridades, compras, entre outras futilidades. O que há de mais interessante nelas talvez sejam as dicas de culinária.

Daí, quando os blogs e veículos de esquerda escrevem e provam que o “brasileiro médio” é alienado e mal-informado, e que aceita de bom grado o que vem da mídia sem questionar; acabam sendo chamados de arrogantes, acusados (numa inversão de lógica) de manipularem com a mão invisível da esquerda radical e de tentarem provar “teorias conspiratórias”. Pois é, está aí uma das teorias da conspiração: os brasileiros leem muita porcaria…

Aposto aqui que a audiência do Jornal Nacional também deve ultrapassar o somatório dos jornais equivalentes no Gazeta, Cultura, e até mesmo os da SBT, Bandeirantes e Record. Mesmo “presos” à mídia brasileira, estes outros têm personagens que exprimem sua opinião de forma mais independente, como Bob Fernandes da TV Gazeta,  e os convidados rotativos do Jornal da Cultura.

Sem Lei de Médios, qualquer mudança cultural profunda em nosso país, rastejará.

por Miguelito Nervoltado

Figura daqui

Comments
  1. Rosana says:

    Essa lista é das revistas semanais. Revista semanal, tirando as “Vejas”, é so de fofoca msm

    Like

  2. Robin says:

    concordo que o brasileiro lê muito mal, além das revistas citadas podemos incluir a pouca quantidade de livros lidos.
    Porém existe sim muito petista na globo. Jo Soarez, Jose de Abreu, Paulo Betti, etc

    Mas aí que teu raciocínio está errado. Se boa parte dos brasileiros lessem a Veja, não votariam na Dilma. A tua sorte é que grande parte dos eleitores da Dilma são os mesmos que leem Tititi, Ana maria e etc…..

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s