A Copa e o machismo

Posted: June 21, 2014 in Comportamento, Outros
Tags: , ,

skyshoe1Estava eu, buscando num desses portais na internet alguma notícia “nova” da Copa e me deparo com a notícia: “Em clima de Copa, pianista toca nua os hinos de Brasil, EUA e França”.
Pra quem não a conhece, a “pianista nua” ou “Suzy pianista” surgiu no ano passado, postando inicialmente vídeos de música clássica tocados sem mostrar o rosto e de lingerie na internet. Houve sucesso e ela “ousou” mais, passando a tocar só de calcinha e nua em algumas ocasiões.

Deu entrevistas, foi tema de documentário na emissora alemã Ruptly TV, participou de programas no Brasil, como o programa Silvio Santos e o Pânico, tocando nua no quadro do “Poderoso Castiga”…

Os argumentos que usava, como: “Protesto em nome das musicistas que sofrem num ambiente puramente masculino” e “Tiro a roupa por uma causa”, se comparando ao grupo Femen, ou mesmo, “Diferente de simplesmente mostrar meu corpo e agregar a isso coisas vulgares, estou mostrando música clássica”, não surtiram muito o efeito desejado e ela própria sucumbiu à música popular.
(no programa Silvio Santos tocou um dos temas do apresentador e no Pânico tocou Gustavo Lima)

E digo mais, num universo masculino e machista e, num país ainda mais machista, o intento deve ter gerado muito mais “dor de cabeça” que “chamadas para audições” como ela desejava. Ela própria, analisando seus progressos, poucos meses após aparecer na mídia, disse que havia interrompido as aulas de piano que dava, principalmente para homens e adolescentes, dado os pedidos para ensinar de lingerie; além disso, recebeu ligações e propostas não-relacionadas com a música…

Bem… E o que pretendo eu com esse título e essa introdução?
Perguntar a essa moça: “Precisa disso?”
Não bastava ter sentido na pele o machismo e a discriminação ao tocar nua, precisava querer aparecer na Copa e rivalizar com as chamadas “musas”? Precisava ter mais uma bunda brasileira à mostra para gringo ver?

Post_Copa_Machismo_01No mesmo tom, outras “candidatas a musa”, também aproveitam o momento e mostram o corpo em qualquer oportunidade que surge. Minha vontade é pegar as moças da foto ao lado (uma delas é a tal da Andressa Urach) e “ensinar bons modos”, como nossas avós fariam. Na base da vara de marmelo, se fosse preciso!

A Copa está acontecendo sem maiores problemas, torcedores estrangeiros vieram e estão elogiando a organização e a hospitalidade (coisa que muito brasileiro duvidava que ocorreria). Estamos fazendo a nossa parte. Mas… não deveríamos perder essa excelente chance de mudar a imagem de turismo sexual e de “república da bunda”? É uma pena que, mais uma vez o machismo seja estimulado pelas mulheres…

Enfim… pode ser que me julguem machista ao tolher uma mulher da oportunidade de mostrar seu corpo.
Pode também ser visto como machismo a frase escrita acima: “ensinar bons modos”, ensinuando uma agressão.
Assumo que não “curto” quando a pianista Rita Tibes (nome verdadeiro de Suzy) expõe o Brasil nua; preferia que fosse vestida. Mas assumo também não saber o quê ela precisava fazer pra aparecer de outra forma…

Minha revolta está no fato dela (e das outras) serem brasileiras e, mesmo não representando todas as outras, passarem a imagem que a muito custo, alguns tentam mudar. Me revolta também o fato dessas coisas acontecerem nesse período, propiciando comentários maldosos e, infelizmente, com base em fatos.

por Celsão revoltado

figuras retiradas daqui e montagem feita daqui.
P.S.: pra quem quer ler uma notícia da Suzy pianista (com alguns vídeos na matéria), clique aqui

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s