A Globo fez de novo

Posted: July 20, 2014 in Mídia, Outros
Tags: , , ,

rede-globo-e-do-demonioPois é, amigo!
A Globo fez de novo… Usou o poder que detém no Brasil para mudar o “rumo da prosa”, ajeitar as coisas e deixá-las num ponto de maior estardalhaço e, seguramente, lucrar com isso.

Fizeram isso na Copa das Confederações; exageraram os atrasos dos estádios ainda em construção, as manifestações, as (falsas) desordens na compra de ingresso. Enalteceram a seleção e a conquista, enalteceram técnico, comissão e jogadores e escolheram um herói!

Veio a Copa e a receita seguiu: exageros e demonstrações de poder, transmissões ao vivo da concentração, Jornal Nacional com Granja Comary ao fundo, entrevistas com jogadores em quase todos os programas da emissora.

Mas… como nem só de flores vive a TV brasileira, talvez em busca de um culpado (post nosso sobre isso aqui), a Globo decidiu “fritar” o Felipão, praticamente pedindo sua cabeça ao vivo. Dizem, inclusive, que o técnico soube pela notícia dada na emissora, sobre sua demissão. Nenhuma ligação prévia, nenhum aviso anterior…

Pois bem, a Globo falou bem do Neymar, garoto de ouro do canal e de quem se espera lucrar bastante (pois seguirá aparecendo na programação em entrevistas exclusivas); mas criticou a forma de trabalhar e a tática da seleção, relacionando a derrota diretamente ao comandante e à sua comissão.
E aí, as entrevistas em que o técnico e comissão se explicavam, mas não diziam que deixavam (ou deixariam) os cargos após o torneio ficaram sem sentido, cômicas até. Certamente foram surpreendidos por uma decisão inesperada da “opinião pública” chamada Rede Globo.

Já não bastasse FIFA com seus escândalos e CBF com seus desmandos… aguentar a Globo se intrometendo no futebol e definindo as diretrizes do esporte no país é demais! Se foi por vingança em relação a 2002, quando o apresentador não teve as “brechas” ou sofreu com a “linha dura” do treinador, difícil saber. O fato é que, sem o apoio da emissora e, num ambiente como a CBF, o pré-requisito é ser político e não bom em futebol.

Aproveito pra lembrar que é um ano de eleição. E que manipulação da mídia não combina com democracia.
Sem contar que a Olimpíada no Rio vem aí… Haja coração! – como diria Galvão.

por Celsão correto.

figura – daqui.

P.S.: 1) pra quem quiser ler o que saiu no blog do Juca, com o tal vídeo-crítica do Galvão Bueno, segue link do Conversa Afiada – aqui
2)
deixo também como sugestão de leitura um conto-entrevista engraçadíssimo sobre a manipulação da Globo na Copa, com o Roberto Marinho – aqui

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s