Sociedade Brasileira – onde está o erro?

Posted: August 8, 2014 in Comportamento, Sociedade
Tags: , , , ,

preco-viagem-volta-ao-mundo-gastosVivemos numa total deterioração de valores.
Hoje, é possível dizer que família e escola, para citar dois exemplos, são instiuições que distam anos-luz daquilo que já representaram um dia na sociedade brasileira.

Não há moral ou preocupação com ela por onde se ande. Coisas impensáveis na minha infância, como o desrespeito a idosos, são assuntos rotineiros de noticiários e são presenciados sem muito esforço em diversos lugares.

E, numa de minhas divagações, estava eu me questionando sobre estes valores e o quão interessante seria se retomássemos ao menos parte deles, quando vi na TV a notícia da “família classe média feliz e golpista”.

O filho, muito inteigente, técnico em Informática, descobre uma maneira de acumular milhas aéreas infinitas e oferece aos familiares. Talvez tenha sido a própria ausência de valores, ou a falta de escrúpulos, ou mesmo a falta de noção…
Mas ao menos quinze pessoas da família embarcaram no “esquema” sem titubear e puderam curtir viagens mundo afora, com direito a hotéis, carros e passeios incluídos. Somente disfrutando da bondade do sistema de milhas aéreas!

Explicando sem ironia: o “gênio” da casa criava boletos fictícios, onde muitas vezes o credor e o pagador eram a mesma pessoa, no máximo um outro membro da família; todos da família tinham cartões de crédito verdadeiros e acumulavam milhas com esses pagamentos fantasmas. A família viajava com as milhas e ainda vendia as “restantes” para agências de turismo.
Perfeito, não? Afinal, disse o pai, não estamos roubando ninguém!

Como diz um amigo de BH: “Não é a geração da SUV. É a geração que quer a SUV agora!
Independente da possibilidade real, das condições para se obter o bem, da legalidade dos métodos…
Todos querem TER um carro do ano, TER uma casa na praia para o final de semana, TER grana pra viajar pros Estados Unidos e Europa…

Enfim, devaneios advindos de um juízo de valor e de consequências que, graças a minha família e a escola, eu posso dizer que tenho.

por Celsão correto

figura retirada daqui.

P.S.: para quem não acredita, seguem as notícias do começo da semana, do portal G1 (aqui) e do site do IG (aqui)

Comments
  1. Flavio A. R. Souza says:

    Agradeço também pela educação que recebi.
    Existem, infelizmente, muitos absurdos desse tipo, esse tipo de gente se acha esperta… Mas e a consciência? Imagino que não tenham nenhuma… “A toda ação uma reação…” e assim a humanidade segue seu caminho…

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s