Vazamentos, pesquisas e manipulações na política

Posted: October 12, 2014 in Mídia, Política
Tags: , , , , ,

petrobras_paulo_roberto06Gostaria aqui de relatar minha indignação e revolta com as denúncias que vazaram recentemente, sobre o escândalo de propinas envolvendo a Petrobrás e o atual governo.

A revolta não se refere ao escândalo em si, nem às prováveis punições aos envolvidos. Condeno a corrupção, sobretudo essa na esfera política envolvendo favorecimentos, e creio sim que deva ser punida exemplarmente.

Mas… Não é muito estranho que depoimentos secretos, numa investigação que corre em sigilo de justiça, de testemunhas beneficiadas por delação premiada, vazem justamente agora há poucas semanas do segundo turno?

Mudando de assunto, não é estranho também que as pesquisas tenham mostrado resultados tão diferentes do esperado por todo o país?
Como podem os institutos “respeitados” afirmar que 3000 entrevistados representem 120 milhões de eleitores com confiabilidade de 95% e margem de erro de 2%?

Tenho uma boa explicação pra isso: as pesquisas são solicitadas por grandes empresas e especuladores e visam gerar no mercado reações que os beneficiem. (indicação de leitura aqui)

Como disse, condeno a corrupção por questão de princípios. Tampouco gosto da utilização de subterfúgios e da “máquina pública” para campanhas, como fizeram alguns ministros do governo, que tiraram férias e licenças para participar da campanha presidencial (aqui). Não foram ações “fora da lei”, mas não achei ético por parte deles.

Mas… creio que o uso da imprensa e de meios ilícitos no jogo eleitoral seja igualmente danoso para a democracia.
Ou melhor explicado: quando a imprensa escolhe um lado e trabalha por ele, o pleito pode passar a ser enviesado, influenciado por esse poder!

As vezes é mais sutil, como as entrevistas feitas com os presidenciáveis pela Globo (posts nossos aqui e aqui), onde uma postura aparentemente ríspida foi tomada pelos repórteres.
Mas as vezes, nem tanto; pra quem viu o último debate feito pelo mesmo canal, com ataques a Dilma e Marina, e as interpretações tendenciosas das pesquisas posteriores, com frases como: “Aécio é o único candidato que segue crescendo” ou “A tendência do número de Aécio é de subida”, sabe do que estou falando…

Pra finalizar, volto ao tema inicial. Pareceu-me manipulação das mais sujas e vis o tal vazamento, onde os depoentes falam em repasse de porcentagem de contratos ao PT.
E quem será que “armaria” esse jogo de denúncias, vazamentos e julgamentos a beira da eleição senão o próprio PSDB?

É como se houvesse surgido o “argumento que faltava” para que o PT caísse. Fazer o quê? É assim que fazemos política, infelizmente…

por Celsão revoltado

figura retirada daqui

Comments
  1. Diego says:

    Realmente Celsao!

    Até eu que voto Aécio me incomodo com os meios com que a mídia o está ajudando.
    Parabéns pelo texto!

    Like

  2. Caio P says:

    Sim Celso mas isso é politica!
    o Sr. não quer que um lado fale bem do outro né?
    Eu sou Aécio mas indiferente de quem ganhar essa eleição teremos um grande desafio pela frente, o sistema de credito que financiava nosso consumo entrou em colapso as Commodities já não rendem mais como no passado há tambem a desaceleração da china e o grande gargalo da infraestrutura do nosso país que encarece tanto nossos produtos. rsrs resumindo o próximo governo ta fuuu…

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s