Reforma política em debate

Posted: January 27, 2015 in Mídia, Política
Tags: , , ,

oab-rs-reforma-politicaSou da opinião que não basta ficar parado e reclamar.
É a atitude mais fácil, certamente, mas tem pouca valia.
Essa é uma das razões de ter esse espaço e de “lutar” de algum modo contra a falta de informação nos extratos mais baixos da população, a massificação da informação na TV, a manipulação exercida pela grande mídia, contra o “pão e circo” e contra o chamado quarto poder.

E um dos assuntos que mais temos falado neste blog é a necessidade de reformas no Brasil: na política, no governo, na mídia, etc.
E, concomitantemente, o Jornal da Cultura fez, desde o final do ano passado, enquetes com o público sobre o sistema politico no país para saber, dentre algumas opções dadas, qual seriam as preferências dos telespectadores.

Dentre as perguntas realizadas estavam a reeleição, se o eleitor é a favor ou contra, o tipo de financiamento de campanha mais adequado, com opções como: privado com doações de pessoa física, privado com doações de empresas, privado com recursos do próprio candidato, público ou misto; tipo de sistema para o legislativo e se as campanhas precisariam de um limite. Os resultados destas podem ser encontradas aqui.

Aproveitando a discussão surgida das enquetes, a OAB de São Paulo e o canal, promoverão um seminário com o título “Reforma Política Já” (links aqui e aqui). Bem “em cima” do prazo, pra participar, eu sei. Mas meu destaque não vai para a participação neste evento (eu, por exemplo, queria participar e não poderei). O que quero salientar é que algumas enquetes de internautas tornaram-se um seminário, promovido por um órgão de importância nacional. E, com participação, nos painéis, de dois ministros do STF!

Na mesma linha, a campanha “Fim do Político Profissional” (aqui) coleta assinaturas para uma emenda constitucional que visa proibir a reeleição do Executivo e limitar a uma reeleição todo o Legislativo brasileiro. Lutando para acabar com a perpetuação de parasitas em todas as esferas do governo. Um dos criadores da campanha é também debatedor do Jornal da Cultura.

Ou seja, é possível começarmos algo. Quer seja apoiando eventos que acreditamos, quer seja iniciando nós mesmos uma petição no Avaaz, uma enquete, uma discussão no nosso “microcosmo”, um evento…
E as mudanças começam mais perto do que pensamos; muitas vezes no modo como vemos as coisas.

por Celsão correto

edição feita de figura retirada daqui

P.S.: como o post vai “pro ar” na terça e o evento é na quinta, dia 29, seguem os telefones para confirmar a participação, se ainda houverem vagas: (11) 3291–8191 e (11) 3291-8201.
Aliás, todos os painéis do Seminário serão transmitidos ao vivo pela internet, no site da OAB SP e também pelo CMAIS, canal da internet da TV Cultura.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s