Alô! Mundo? Alguém me escuta?

Posted: August 16, 2015 in Comportamento, Outros
Tags: , ,

bar-celularChego em casa ruidosamente.
Entro pela cozinha, uma vez que trago itens de mercado que precisam ser guardados na geladeira, e vinhos que vão para a despensa.
Noto pela fresta da porta que todos estão em casa; cada um em seu mundo. Me esforço para não gritar nesse momento, ordeno pacientemente tudo o que comprei e aproveito para guardar na geladeira o leite, os frios e outras guloseimas abertas e desprotegidas que mãos “ocupadas demais” largaram na cozinha.

Tento inutilmente beijos de recepção. Reflito comigo mesmo, buscando na memória o início de tudo isso… desse isolamento eletrônico-internético.
Dou risada ao lembrar da música de Gil: “O mundo agora é pequeno por conta da antena parabolicamará.” Misturo essa com a outra, chamada “Pela internet”, ao assobiar. Todos ainda em seus ambientes virtuais, não percebem meu sorriso, meus movimentos de pegar um CD e de colocá-lo para tocar no antigo 3 em 1.

Finalmente vejo movimentos, meu filho sai do sofá da sala e se dirige a seu quarto, enquanto batuco algumas das músicas do Chico Science, Afrociberdelia. Rio sozinho novamente, depois de relembrar onde o meu neologismo eletrônico-internético me levou…
Sou assim, solto. Viajo em pensamentos que se concatenam automaticamente e fogem ao meu controle. Minha mente viaja ao comparar os diferentes verdes de uma simples folha de planta rasteira, ao perceber um riso inocente de criança e o consequente riso de satisfação e orgulho do adulto que a acompanha… Solto a imaginação em livros e até em comenrciais de revista de compania aérea. Mas não me vejo “preso” à internet todas as parcas horas livres do meu dia. Como se o Netflix e o Youtube me dominassem, arrastando-me para as suas indicações.

A esposa, outrora companheira dessas viagens, dos shows, dos planejamentos e ambições, agora acompanha hipnotizada um seriado qualquer no Netflix. A menina mais nova, talvez jogue, talvez publique no Facebook, difícil saber quando o fone branco parece colado no ouvido e os dedos ágeis escrevem ininterruptamente.

Ocupo o espaço entre as duas propositalmente, no afã de receber agrados gratuitos ou, ao menos, atenção. Ambas se mostram incomodadas e se viram simultaneamente, dando-me as costas e se prostrando a 180 graus uma da outra; como uma equipe de nado sincronizado.
Termino o sanduíche matutando sobre o que fazer: entregar-me também aos vídeos do whatsapp? Sair para respirar o ar “puro” de São Paulo? Abrir um livro?

O ócio eletrônico-internético é tentador. O esforço é mínimo quando quase tudo na casa já está conectado às inúmeras possibilidades da rede mundial: TV, computadores, impressoras e até o relógio-despertador, que lê pen-drives, cartões SD e acessa rádios pela internet, ao invés do confuso método de sintonia em ondas curtas.

Vou ao quarto do meu filho e sou sumariamente expulso com um “Cai fora, pai!“. Meu planejamento há 17 anos era conversar abertamente sobre as baixarias e pornografias abundantes das mais variadas formas; correlacionando a comicidade das minhas revistas de difícil obtenção e de intensa circulação entre os “parças” da época.
Como fazer isso agora?

xon-the-phone_jpg_pagespeed_ic_8ZOTFQpD42E se eu criasse um grupo da minha família? Penso, rindo novamente comigo mesmo.
Decerto esse grupo já existe, minha filha deve tê-lo criado… só esqueceu de adicionar o pai caretão.

Vou pra cama ainda curtindo minha caretice; pois começo a imaginar uma estória de pessoas que vivem o mesmo problema.
Será que elas usariam o Facebook para se conectarem umas com as outras e compartilhar este sofrimento?
E o que seria isso, hipocrisia ou inevitável ironia?

Acho que vou escrever um livro.
Talvez o Amazon faça uma versão e-book dele…

por Celsão Irônico

figuras retiradas daqui e daqui (que recomendo também a leitura do relato de vício do Leandro)

P.S.: recomendo também o excelente video dos barbichas, que pode ser acessado aqui .

P.S.2: outro conto nosso relacionado com o tema (aqui)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s